“Carnaval Social 2018: Nenhum Direito a Menos!!!”

Compartilhar
Com muita união e força, participação de instituições parceiras, dos seus usuários e da população de Salvador, foi que o Bloco dos Invisíveis passou na tarde de quarta-feira, último dia 07, no Circuito Batatinha.


Além da alegria contagiante de todos os presentes, o Carnaval Social levou para as ruas o lema “Nenhum Direito a Menos”, com o objetivo de chamar atenção para os direitos que são com frequência negligenciados nos órgãos e serviços públicos a toda população e que piora ainda mais quando se trata de pessoas menos favorecidas e mais vulneráveis da sociedade. Refletir essas violências é crucial e necessário, ressaltar que não há mais espaço para um mundo com tanta desigualdade é necessário sempre, e torna-se urgente nos momentos de festa, nos quais cabe tudo para quem tem mais e nada para os que financeiramente podem menos.


“Carnaval Social: Nenhum Direito a Menos” teve concentração na Praça Municipal, com oficinas de turbante, grafite e maquiagem, através do apoio do Casarão da Diversidade, da SJDHDS. O cortejo com os Blocos do Corra pro Abraço, dos Invisíveis e o Pipoca da Prevenção, do GAPA – Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia, saiu pelas ruas do Pelourinho seguindo pelo Terreiro de Jesus em direção ao Largo Quincas Berro D’Água, onde houve a integração das instituições participantes.



Além de ser uma manifestação cultural, o Carnaval Social também é um espaço de formação e informação, em que cada instituição participante traz temas pertinentes ao público sobre: cuidado com a saúde, prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), redução de danos físicos e sociais, luta contra a violência de gênero, enfrentamento ao tráfico de pessoas, atenção e proteção a população em situação de rua, enfrentamento ao racismo e fortalecimento da rede de atenção composta pelos serviços de promoção de direitos envolvidos, das áreas de saúde, assistência, justiça, educação e etc. 


O Projeto Força Feminina agradece com carinho a parceria das instituições que abrilhantaram o Carnaval Social e lembra sempre que Juntos Somos Mais!!!

Projeto Força Feminina, Centro de Convivência Irmã Dulce, Programa Corra pro Abraço/SJDHDS, Casarão da Diversidade/SJDHDS, CRAS Barroquinha, Plan International, Defensoria Pública do Estado da Bahia, Cedeca – Centro de Defesa da Criança e do Adolescente, Aprosba – Associação das Profissionais do Sexo da Bahia, Semps – Secretaria de Promoção Social de Combate à Pobreza de Salvador, Posto de Saúde da Família – Terreiro de Jesus, ABADFAL – Associação Baiana de Pessoas com Doença Falciforme, Projeto Axé, COMVIDA – Comunidade Cidadania e Vida, Movimento Nacional de População de Rua e Posto, GAPA – Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Bahia. O evento é apoiado pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Força Feminina – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *