Força Feminina engajada na luta com o Comitê popular da Copa

Compartilhar
Este processo faz parte de um conjunto de ações que vem sendo desenvolvidas pelo Comitê Popular em Salvador

 

O Comitê Popular da Copa de Salvador composto por várias entidades da sociedade civil, movimentos sociais, comunidades e cidadãos em geral estão durante esta semana, de 10 a 14 de junho, em um processo de mobilização e articulação. Este processo faz parte de um conjunto de ações que vem sendo desenvolvidas pelo Comitê Popular em Salvador visando reconhecer os impactos da Copa das Confederações e Copa do Mundo na cidade de Salvador.

A Unidade Força Feminina compõe o Comitê e está engajada nesta luta. No dia 10/06, em frente ao Memorial das Baianas, localizada no Pelourinho, mulheres da Unidade Força Feminina, representante das Baianas do Acarajé, do Movimento de População de Rua, entre outros grupos estiveram reunidos apresentando aos auditores da Secretaria de Controle Interno da Presidência da Republica quais são os impactos já percebidos pelos diversos setores da sociedade civil com a Copa. Dentre eles destaca-se: a questão do transporte e viabilidade urbana, trabalho, limitação de circulação da população dentro da cidade, saúde, violações de direitos humanos, processo de “limpeza” da cidade que exclui a população em especial mulheres e pessoas em situação de rua, além da realidade das baianas do acarajé.

Vale destacar a presença das mulheres neste espaço trazendo à tona o processo de saída da Praça da Sé durante os dias destes megaeventos. Uma das mulheres dizia: “a copa vai passar e quem vai ficar na cidade somos nós, porque nós somos daqui. Mas ai eu pergunto: como vamos ficar?”.

Os auditores da Secretaria estiveram com o Comitê Popular escutando a realidade e segue durante toda a semana realizando visitas a espaços, ruas, instituições da cidade para compreender a complexidade da questão. Na Unidade Força Feminina eles estiveram presentes na tarde do dia 12/06/2013 escutando e conhecendo a realidade das mulheres.

Em processo de mobilização e articulação seguimos na luta pelo respeito às populações que compõem as nossas cidades.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Força Feminina – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *