Compartilhar
Páscoa, É Ressurreição!
Com o objetivo de evidenciar o verdadeiro significado da Páscoa, a equipe do Projeto Força Feminina, promoveu uma celebração que contou com a presença de aproximadamente 40 mulheres. Nesse contexto, para a acolhida, escolhemos músicas que faziam alusão a trajetória de Jesus, suas vivências, ensinamentos e reflexões que perpassam pelo amor ao próximo e renascimento.
Para tanto, após a apresentação da origem da páscoa, deixamos claro que, ao sacrificar-se, Jesus Cristo, trouxe ao mundo á esperança de uma vida melhor, sem dor ou sofrimentos e elencamos o verdadeiro significado da Páscoa com a importância da partilha, representados pelo pão e vinho. Nesse momento, dinamizamos essa partilha, visando uma reflexão, onde às mulheres puderam sentir a importância de partilhar e compreender a essência da vida em comunhão com o outro e suas particularidades. Assim, chegaram a conclusão que independente de suas crenças, costumes, etnia, erros e acertos…somos unidos pelo amor no Cristo ressuscitado.
Convém ressaltar que, às mulheres assistidas pelo projeto participaram com afinco de todos os momentos da celebração, deixando claro uma forte ligação com a mística religiosa que perpassa pelo verdadeiro significado desta celebração.
Nesse sentido, é sabido que, a sua ressurreição simboliza luz para um novo caminho e o domingo de páscoa marca a passagem da morte para a vida, representando uma oportunidade de retificarmos os nossos erros; estabelecermos um ponto de recomeço; de sermos mais assertivos e de buscarmos estratégias para sairmos das situações que nos oprime e tira a nossa paz!  Ademais, os integrantes do projeto, formaram um coral e cantaram a música: “ Aleluia” ( Gabriela Rocha),  e agradeceram ao nosso salvador, ao filho de Deus que caminhou pela terra e espalhou sua mensagem de amor, paz e salvação.

Por fim, socializamos uma pequena ceia que nos remeteu aos ensinamentos de partilha e comunhão com o nosso semelhante.


Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Força Feminina – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *