Sem categoria
Compartilhar

Quase 5,7 milhões de mulheres são empreendedoras no Brasil

Mulheres de negócios têm de saber harmonizar vários papéis sociais
Conciliar vida pessoal e profissional tem sido o dilema das quase 5,7 milhões de mulheres empreendedoras que existem no país, segundo o levantamento do Serasa Experian. Os desafios das mulheres de negócios e suas soluções foram tema de uma das palestras que abriram a programação de ontem da Semana Sebrae de Capacitação Empresarial, que acontece até sábado (3/9), no Fiesta Convention Center.
Durante a palestra, a consultora do Sebrae Clarissa Dantas explicou como as empreendedoras podem harmonizar melhor vida pessoal e profissional. “Inicialmente, essa mulher empreendedora precisa assumir o seu lado feminino e levar essa sensibilidade, que é nossa característica, para a gerência do seu negócio. Outro ponto essencial é o planejamento. Como temos mais papéis na sociedade do que os homens, precisamos nos organizar mais que eles para não ficarmos sobrecarregadas”, explicou.
Uma dica da consultora é elaborar um planejamento semanal, priorizando as atividades mais importantes, pontuando cada ação em relação ao papel: mãe, empresária e esposa, por exemplo, e estabelecer o tempo de cada atividade. “Essa ideal de ‘Mulher Maravilha’ que temos não é bom, porque ser multitarefas é algo improdutivo. É muito melhor focar no que é prioritário e no que sabemos fazer bem. Como uma boa líder, precisamos agregar à equipe pessoas com talentos específicos para delegar as demais funções”. Segundo Clarissa, a empreendedora deve medir o seu trabalho pelo resultado e não pelo número de horas trabalhadas, além de construir uma rede de networking para fomentar parcerias.
Presente na palestra, a empresária Mayara Castelo tem uma loja virtual de artigos em couro e também atua como maquiadora. “Vim buscar inspiração para continuar o meu negócio e me entender nesse contexto. Uma das coisas que estavam me questionando era em relação ao foco do negócio, para a partir daí investir melhor”. 
A Semana de Capacitação Empresarial do Sebrae/BA segue até o sábado. Entre os destaques da programação de hoje estão a Oficina Prática sobre E-commerce e a palestra Atualidades e Tendências do Brasil, feita pelo jornalista Chico Pinheiro, da TV Globo.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Força Feminina – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *