Formação Continuada Cosmovisão Africana

Compartilhar
Formação Continuada Cosmovisão Africana

Na manhã da segunda-feira, 08 de maio de 2017, a equipe do PFF se reuniu na formação continuada Cosmovisão Africana que teve por facilitadora Rose Cristiane Salvador.



Representando o PFF, Rose passou 15 dias no CESEP – Centro Ecumênico de Serviços à Evangelização e Educação Popular para um Curso de Pastoral e Relações de Gênero, formação vivencial e integral com o tema “MULHERES NEGRAS E DIGNIDADE HUMANA: PELA SUPERAÇÃO DO RACISMO E DAS DESIGUALDADES”. Curso que contou com a parceria do GELEDÉS, instituto da mulher negra. A partir disso nasce a formação com a equipe que proporcionou a todos um momento de reflexão, conhecimento e entrega. Além de, adquirir conhecimento para saber como enfrentar e reagir diante dessa realidade

Em meio à musicalidade, oralidade, espiritualidade e muitas vivências a equipe foi motivada a refletir sobre a visão de mundo acerca de seus mitos e crenças referentes à origem humana.
A formação teve início com a espiritualidade orientada por Virginia Machado, assistente social do Projeto que trouxe um trecho do texto bíblico “A Gênese” e de forma lúdica convidou à equipe a brincar com a massa de modelar e formar um ser, tal qual Deus nos fez.



Os colaboradores do PFF vivenciaram momentos de reflexão, construção de conhecimento, desmistificação de preconceitos. Tudo isso culminou na filmagem com uma breve fala individual na qual cada um fez um retrato de si e de sua história.


Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Força Feminina – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *