Monitoria Institucional Anual no PFF

Compartilhar
O Projeto Força Feminina, Unidade Oblata em Salvador, recebeu a presença da Irmã Provincial Lúcia Alves em sua sede para a Monitoria Institucional Anual que avalia as ações desenvolvidas no primeiro semestre a fim de analisar os efeitos positivos e refletir melhorias para o segundo semestre.


Em dois dias de Monitoria, 28 e 29 de junho, a equipe do PFF participou de momentos de explanação de ações já realizadas no primeiro semestre. Aproveitando-se deste momento tão rico de aprendizados, refletiu não só o quantitativo dos seus números, mas o qualitativo também a fim de observar a repercussão de suas ações no público alvo e na sociedade.

A riqueza desse encontro iniciou-se com uma pergunta-meditação: O que te inspira a estar aqui todos os dias?”. Esse questionamento permitiu lembrar a todos a delicadeza e o diferencial do trabalho realizado pelo Instituto, o qual exige de quem o executa que esteja motivado e crente em sua escolha diária em estar disposto a fazer o melhor à mulheres que “nada têm” e que muitas vezes só tem esse local para procurar e receber alguma ajuda.

Os trabalhadores sociais se emocionaram com essa sensibilização inicial e deram suas respostas com base em suas experiências de vida e com base no trabalho realizado em prol do social. Foi interessante perceber que embora as respostas dadas tenham sido diferentes, elas eram consonantes.

Essa sensibilização demarcou a abertura dos trabalhos da manhã na qual foi realizada a primeira apresentação dos projetos desenvolvidos na Unidade. E dessa forma seguiram durante a tarde e o dia seguinte.


Cada trabalhador conduziu a exibição de um dos projetos realizados na Unidade e contou com as contribuições dos presentes para enriquecer e melhorar as informações explanadas.

A equipe do PFF durante esses dois dias de Monitoria foi agraciada com as contribuições da Irmã Provincial Lúcia Alves que trouxe melhorias e orientações lúcidas e seguras em alguns questionamentos levantados no instrumento. Constatou-se que esse foi um momento de enriquecimento profissional no qual a equipe felicitou-se em participar de uma monitoria com qualidade.


Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Força Feminina – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *