Sem categoria

Força Feminina promove semana criativa com as mulheres

Compartilhar
Foram desenvolvidas atividades diferenciadas com as mulheres do Projeto Força Feminina durante os dias 22 a 26 de julho de 2013 com o objetivo de despertar o potencial criativo destas e oferecer um espaço lúdico e de lazer. Entre as ações desenvolvidas, se destacaram o Bazar Social de responsabilidade do Renascer, um grupo de mobilização, protagonismo e luta que está se fortalecendo a cada dia na sua ação protagônica dentro do projeto; Oficina de Pintura em camisa e a Dança do Ventre.
No primeiro dia (22/07) foi lançada a proposta de refletir acerca do tema Bem Estar com o despertar dos sentidos. Deste modo foram trabalhados com várias dinâmicas, desenvolvida entre três grupos: a visão, com jogo dos 7 erros; a audição, com a brincadeira “Qual é a música?”; o tato e o olfato com a identificação e reconhecimentos de objetos. O primeiro dia foi marcado por muita descontração, entregas de brindes e reflexões a cerca da importância do cuidado pessoal e da promoção do bem estar.
 
O segundo dia seguiu com a mesma animação e disposição das mulheres que atentamente participaram da oficina de pintura em tecido com a técnica Craquelê ministrada pelos trabalhadores sociais. As mulheres presentes ficaram animadas com a facilidade que a técnica oferecia e com resultado artístico obtido com a esta.
 
  
Na quarta-feira (24), aconteceu a exposição e amostra com venda de roupas, objetos e produtos adquiridos por mulheres do grupo Renascer. O evento tinha por objetivo viabilizar a confecção da primeira camisa do grupo. Este evento inicia, para o Renascer, uma nova forma de ter uma renda própria para o grupo.

 

 
  
Para encerrar as atividades da semana foi ministrada para as mulheres uma oficina de Dança do Ventre, na sexta-feira (26) com a facilitadora Niejla Brito que além de ensinar passos e  técnicas da dança trabalhou com as mulheres questões de auto-estima, superação e qualidade de vida.    

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Força Feminina – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *