BLOCO DOS INVISÍVES NO ABRAÇO DO VERÃO

Compartilhar

O Shopping Center Lapa e o Projeto Força Feminina lançam a campanha “O abraço que você pode dar neste verão”, para marcar o Carnaval Social 2021.

O Center Lapa recebe uma exposição que conta a história das 10 instituições participante do projeto no período de 17 a 03 de março. Duas urnas para o público depositar as doações (uma para alimentos e uma para materiais de higiene fazem parte da ação, na Praça de Eventos, piso L1 do Shopping. O objetivo do projeto é sensibilizar a população em relação as necessidades das instituições sociais da nossa cidade. Em tempos de pandemia, onde toda rotina e ações que geram aglomeração foram suspensas, o projeto exerce a capacidade de resiliência, realizando o Carnaval Social de uma maneira diferente, estimulando o exercício da empatia e da solidariedade da população.

Entendendo a importância desta ação, o Shopping Center Lapa e Projeto Força Feminina – #redeoblatabrasil juntos a outros parceiros se unem na organização desse evento, que busca visibilidade para as pessoas que se encontram em processo de vulnerabilidade social. Neste ano, mais um objetivo se acentua: criar estratégias para minimizar os impactos negativos que a pandemia trouxe para essas pessoas.

O evento também tem uma dinâmica de mobilização social e prevenção (através da distribuição de informativos), além de ser um momento de articulação em rede e uma manifestação cultural. O Carnaval Social é um espaço de formação e informação, em que cada instituição participante traz temas pertinentes ao público sobre: cuidado com a saúde, prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), redução de danos físicos e sociais, luta contra a violência de gênero, enfrentamento ao tráfico de pessoas, atenção e proteção a população em situação de rua, enfrentamento ao racismo e fortalecimento da rede de atenção composta pelos serviços de promoção de direitos envolvidos, das áreas de saúde, assistência, justiça, educação e etc.

Como não podemos colocar o “bloco na rua” o Carnaval Social 2021 será em formato que vise as recomendações dos órgãos de saúde, como: distanciamento social, higienização das mãos e utilização das máscaras, além de não fomentar a aglomeração. A solidariedade será a marca desse evento.

Ainda não podemos nos abraçar, mas neste verão o abraço será simbolizado através da doação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal e limpeza para quem mais precisa.

INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DESTE PROJETO:

  • PROJETO FORÇA FEMININA
  • MOVIMENTO DE POPULAÇÃO DE RUA
  • ASSOCIAÇÃO PAPO DE MULHER
  • COLETIVO CREUZA DE OLIVEIRA
  • ABADFAL
  • SSA INVISÍVEL
  • APROSBA
  • PROJETO LEVANTA-TE E ANDA
  • AÇÃO ARQUIDIOCESANA DE SALVADOR
  • CENTRO DE CONVIVÊNCIA IRMÃ DULCE DOS POBRES

DEPOIMENTOS:

“Mesmo neste momento de afastamento social foi impossível não pensar de que maneira poderíamos resignificar o evento de maior visibilidade e prestígio do Força Feminina. O Carnaval Social não é só sair nas ruas cantando e dançando, esse espaço é a construção de laços eternos dentro da Rede Socioassistencial, em que instituições estão em prol de um único objetivo, mesmo com pautas diferentes. A campanha Bloco dxs Invisíveis no Abraço do Verão significa solidariedade e amor”.

Alessandra Gomes – Coordenação do Projeto Força Feminina – Rede Oblata Brasil.

“Carnaval Social para a APROSBA tem uma grande importância, é um dia que saímos dos casulos e vamos nos divertir, sentir que somos iguais aos demais; é o nosso momento, também aproveitamos para mandar um recado a sociedade, estamos aqui, somos resistência, existimos e resistimos.

Fátima Medeiros – Coordenação da APROSBA

“É um ato de expressão​, ludicidade e visibilidade que abre espaço para o protagonismo de pessoas que estão no anonimato, vivendo vulnerabilidades sociais. Além de ser uma oportunidade de maior organização e articulação interinstitucionais, fortalecendo as parcerias e ações conjuntas ao longo do ano. ”

Andréa Lima – Líder do Ccidp/OSID

“Carnaval Social Bloco dos Invisíveis puxado pelo Projeto Força Feminina há 4 anos pelas ruas do Pelourinho com a parceiras e envolvimento de várias outras organizações cujo objetivo é o mesmo, dar visibilidade, garantia da vida, garantia dos direitos sociais daquele e daqueles que são excluídos da sociedade. Este ano em meio ao caos da pandemia, mesmo diante de tantos desafios, o carnaval dos invisíveis não poderia deixar de acontecer! Com a articulações das organizações, uma oportunidade ímpar surgiu: exporto os diversos trabalhos desenvolvidos no Shopping Centre Lapa. São “os invisíveis” abraçando Salvador, através da campanha Abraço Verão. Todos e todas unidos a favor da vida! ” Ir. Lena – Projeto Levanta-te e Anda

Sobre o Projeto Força Feminina:

Atuamos todos os dias do ano, há 26 anos em Salvador, com a missão de atender e acolher mulheres em que exercem a prostituição em situação de vulnerabilidade social extrema no Centro desta cidade. Todos os anos, juntos com os nossos parceiros, realizamos o Carnaval Social – Bloco dos Invisíveis.

Sobre o Carnaval Social:

O Carnaval Social nasceu no ano de 2013, por iniciativa do Projeto Força Feminina e conta com várias parcerias no processo de organização. Desde então, todos os anos o Carnaval Social é realizado dentro do calendário da folia momesca da cidade de Salvador. Além do momento de integração, a cada ano levamos as ruas do Centro Histórico uma temática central que promove discussões sobre as pautas de lutas das instituições participantes. Envolvidos no espírito de união e com alegria lutamos pela dignidade humana e efetivação dos direitos humanos. 

Sobre o Shopping Center Lapa

Há mais de 24 anos, o Shopping Center Lapa oferece o melhor mix de lojas do Centro de Salvador, aliando preços acessíveis a qualidade de produtos e serviços. Além das 170 operações, o centro de compras também conta com Casa Lotérica, Fraldário, Banheiro Família, Central de Atendimento ao Cliente e uma ampla praça de alimentação. O Shopping Center Lapa é administrado pela AD Shopping, que atua em todas as regiões do Brasil.

REDES SOCIAIS:

@redeoblatabrasil, @movpoprua_ba_oficial, @levantateanda. @asa_salvador, @ssainvisivel_, @coletivocreuzaoliveira, @papodemulher.associacao, @aprosbahia, @abadfal_, @obrasirmadulce e @centerlapassa

Venha abraça o verão e ser luz na vida de outras pessoas!  

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Força Feminina – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *