Manifesto para Dia Nacional de Imunização
Chegamos no dia 09 de junho, Dia Nacional da Imunização, com registro de 470 mil pessoas mortas por causa da covid-19. Somente 22 milhões de brasileiros e brasileiras foram totalmente vacinados/vacinadas até o momento. O que equivale a 10% da população.
Nós defendemos o Sistema Único de Saúde como força motora, gratuita e equânime para o processo de vacinação e enfrentamento da crise sanitária no nosso país.
Nós defendemos a priorização dos públicos vulnerabilizados/as. Nós responsabilizamos o Estado brasileiro pela desorganização e ingerência diante do caos sanitário que a população brasileira vivência neste momento.
Os governos precisam entender a importância da vacina como mecanismo de enfrentamento a pandemia.
Os governos e a sociedade precisam ampliar a compreensão de que as desigualdades regionais, sociais, raciais e de gênero tem posicionado certa parcela da população num lugar de maior vulnerabilidade. Precisam compreender que este lugar de vulnerabilidade dificulta o acesso a saúde gratuita de qualidade. E precisam compreender também, que estas desigualdades precisam ser levadas em consideração na priorização do acesso as vacinas.
Sem deixar ninguém para trás! O Força Feminina, Rede Oblata, junto a mulheres que exercem a prostituição, convoca toda sociedade brasileira a mobilização e luta para que todas as pessoas tenham acesso a vacinação em massa contra covid-19.
A vida tem pressa!
Iracema Oliveira
Comunicação Força Feminina – Rede Oblata
Articulação Comunicação e Advocacy no contexto da Pandemia da Covid-19