Força Feminina assessora Espaço Viva Mulher em Feira de Santana

Compartilhar
A Rede Oblata de Pastoral desde a Unidade Força Feminina em Salvador vem assessorando o Espaço Viva Mulher em Feira de Santana. Este espaço iniciou seus trabalhos em 2012 e em 2013 solicitou uma assessoria da Instituição no intuito de acompanhar o processo de aproximação das mulheres inseridas em contexto de prostituição em Feira de Santana e o processo de formação e constituição da equipe de trabalho.

O objetivo do encontro no último dai 15 de março foi de possibilitar espaço de formação de trabalhadores sociais e voluntários/as acerca da temática da prostituição, exploração sexual e tráfico de pessoas. Os objetivos específicos eram: Aproximar da realidade da prostituição e do mundo no qual as mulheres estão inseridas; compreender os mecanismos e estruturas da prostituição e realizar uma proposta de trabalho e ação com mulheres em situação de prostituição.
Neste primeiro encontro houve uma sensibilização para o trabalho com esta realidade sendo trabalhado a sensibilização e alguns conceitos importantes tais como: prostituição e diversidade de contextos, exploração sexual e abuso sexual, além deste temas foram trabalhados de que forma se aproximar desta realidade e como ir pensando formas concretas de ação.

Ao final do encontro foi realizada uma avaliação e verificou-se a importância da Unidade Força Feminina continuar neste processo de assessoramento e acompanhamento. Este acompanhamento deve ser realizado a partir de dois eixos: primeiro, aproximação das mulheres e formação, segundo formação e constituição da equipe de trabalho. 

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Força Feminina – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *