Acolhimento à Equipe
Saúde mental no contexto de trabalho é também articular espaços de diálogo que permitam ouvir o lado de quem está lidando com desafios todos os dias e superando diferentes obstáculos para manter tudo funcionando bem. Ter uma pausa na semana para acolher as emoções no campo do trabalho, longe do que pensa a sociedade da hiper produção, é contribuir para a valorização de quem dedica parte de seu tempo e conhecimento para a organização. O acolhimento visa promover um espaço que demonstra se importar com quem está na linha de frente, criando um ambiente mais harmonioso, estimulando a cooperação e o fortalecimento da equipe.
Lembrando sempre que estar em contato com histórias de vida de mulheres e com o enfrentamento às injustiças sociais requer também a prática do autocuidado para que se seja possível estar bem consigo, nutrindo-se de saúde emocional para poder compartilhar ações de cuidado com outras mulheres.
Durante 08 meses a Unidade Força Feminina – Rede Oblata Brasil contou com a colaboração e sensibilidade da psicóloga Maélli Aralli para desenvolver conosco a percepção da importância do “cuidado para cuidar”. Foram meses de intensas trocas, respeito, aprendizado e acolhimento. Em meio a pandemia da covid 19 por muitas vezes nos sentimos sós, desesperançosas e com diversas incertezas. Mas, nestes encontros deixamos a emoção aflorar e percebermos que não estamos sozinhas. Nestes momentos de acolhimento podemos identificar emoções e vivências semelhantes. Foi espaço também para criar estratégias individuais e em equipe para enfrentar os desafios.
Sobre as temáticas trabalhadas:
- Encontro 01: Caminhos de cuidado
- Encontro 02: Caminhos de autoconhecimento
- Encontro 03: Caminhos de autoestima
- Encontro 04: Caminhos de autocuidado
- Encontro 05: Caminhos de saúde mental
- Encontro 06 (presencial): Tecendo caminhos de compreensão
- Encontro 07 (presencial): Tecendo caminhos de equilíbrio
- Encontro 08 (presencial): Tecendo caminhos de fortalecimento
Nosso agradecimento por caminhar nesse lugar Sagrado de busca, respeito e amor.