Saúde mental – cuidando de quem cuida

Compartilhar

Acolhimento à Equipe

Saúde mental no contexto de trabalho é também articular espaços de diálogo que permitam ouvir o lado de quem está lidando com desafios todos os dias e superando diferentes obstáculos para manter tudo funcionando bem. Ter uma pausa na semana para acolher as emoções no campo do trabalho, longe do que pensa a sociedade da hiper produção, é contribuir para a valorização de quem dedica parte de seu tempo e conhecimento para a organização. O acolhimento visa promover um espaço que demonstra se importar com quem está na linha de frente, criando um ambiente mais harmonioso, estimulando a cooperação e o fortalecimento da equipe. 

Lembrando sempre que estar em contato com histórias de vida de mulheres e com o enfrentamento às injustiças sociais requer também a prática do autocuidado para que se seja possível estar bem consigo, nutrindo-se de saúde emocional para poder compartilhar ações de cuidado com outras mulheres.

Durante 08 meses a Unidade Força Feminina – Rede Oblata Brasil contou com a colaboração e sensibilidade da psicóloga Maélli Aralli para desenvolver conosco a percepção da importância do “cuidado para cuidar”. Foram meses de intensas trocas, respeito, aprendizado e acolhimento. Em meio a pandemia da covid 19 por muitas vezes nos sentimos sós, desesperançosas e com diversas incertezas. Mas, nestes encontros deixamos a emoção aflorar e percebermos que não estamos sozinhas. Nestes momentos de acolhimento podemos identificar emoções e vivências semelhantes. Foi espaço também para criar estratégias individuais e em equipe para enfrentar os desafios.

Sobre as temáticas trabalhadas:

  • Encontro 01: Caminhos de cuidado
  • Encontro 02: Caminhos de autoconhecimento
  •  Encontro 03: Caminhos de autoestima
  • Encontro 04: Caminhos de autocuidado 
  • Encontro 05: Caminhos de saúde mental 
  • Encontro 06 (presencial): Tecendo caminhos de compreensão 
  • Encontro 07 (presencial): Tecendo caminhos de equilíbrio 
  •  Encontro 08 (presencial): Tecendo caminhos de fortalecimento 

Nosso agradecimento por caminhar nesse lugar Sagrado de busca, respeito e amor.

Conteúdos do blog

As publicações deste blog trazem conteúdos institucionais do Projeto Força Feminina – Unidade da Rede Oblata Brasil, bem como reflexões autorais e também compartilhadas de terceiros sobre o tema prostituição, vulnerabilidade social, direitos humanos, saúde da mulher, gênero e raça, dentre outros assuntos relacionados. E, ainda que o Instituto das Irmãs Oblatas no Brasil não se identifique necessariamente com as opiniões e posicionamentos dos conteúdos de terceiros, valorizamos uma reflexão abrangente a partir de diferentes pontos de vista. A Instituição busca compreender a prostituição a partir de diferentes áreas do conhecimento, trazendo à tona temas como o estigma e a violência contra as mulheres no âmbito prostitucional. Inspiradas pela Espiritualidade Cristã Libertadora, nos sentimos chamadas a habitar lugares e realidades emergentes de prostituição e tráfico de pessoas com fins de exploração sexual, onde se faz necessária a presença Oblata; e isso nos desafia a deslocar-nos em direção às fronteiras geográficas, existenciais e virtuais.   

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.